Instituto Pensar - Morre o escritor indígena amazonense Ely Macuxi

Morre o escritor indígena amazonense Ely Macuxi

por: Sheila Rezende 


Morreu na última quinta-feira (21), aos 59 anos, o escritor indígena Ely Macuxi, vítima da Covid-19. Defensor do ensino indígena de qualidade, que oferecesse formação necessária preservando a cultura dos povos indígenas, Macuxi, como era conhecido, fazia parte do Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas.

Leia também: Covid-19: médico não chega a comunidades indígenas por falta de transporte

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e cursando o segundo mestrado em Antropologia Social , como escritor publicou o livro Ipaty, O Curumim da Selva (Paulinas) e era assessor Técnico do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI/AM).

"Mergulho para sentir a areia fria no fundo do rio. Se eu não realizar uma caminhada na floresta, não consigo encontrar o equilíbrio. Para nós, indígenas, fé, crença, religiosidade é tudo e está em todos os lugares?, escreveu Ely em um dos seus livros.

Obra de Ely Macuxi

O livro Ipaty, O Curumim da Selva, conta a história de um menino (curumim), seu cotidiano cheio de aventuras, mostrando aos leitores as lendas, os mitos, as tradições, os costumes e o cotidiano dos Macuxi, indígenas que habitam as serras do estado de Roraima, próximo à fronteira do Brasil e Venezuela.

Com informações do jornal A Crítica



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: